Usuário: 
Senha: 
  Lembrar senha 
Cadastrar 
 
Página Inicial
 
Organização
Datas Importantes
Submissão de Trabalhos
Áreas Temáticas
Regras e Formatação
Critérios de Avaliação
Revistas Parceiras
 
Programação
Atividades
Palestras
Mesa Redonda
Mini-curso
Workshop
Happy Hour
Sessões Temáticas
 
Inscrição
Informações e Valores
Nota de Empenho
 
Anais ISSN 1809-7189
Contato
 
ATIVIDADES
 
Escolha a atividade:
 
Palestra 2
 
- Título:

"Recentes Avanços em Métodos e Modelos de Decisão Multicritério - Decision Neuroscience""

- Palestrante:

Prof. Dr. Adiel Teixeira de Almeida
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)


   Profª. Drª. Lucia Reis P. Roselli
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

- Currículo:

Profª. Drª. Lucia Reis P. Roselli - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professora da Universidade Federal de Pernambuco (Adjunto) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UFPE. Atua como pesquisador nível 2 do CNPq. É membro do centro de pesquisas CDSID (Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Decisão), assim como atua no laboratório NSID (NeuroScience for Information and Decision Laboratory). As principais áreas de atuação em pesquisa são: Pesquisa Operacional, Decisão Multicritério, Neurociência em Decisão. Recebeu menção honrosa pela CAPES para a Tese de Doutorado na área de Engenharias III. Foi Keynote Speacker em conferência internacional. Dessa forma, vem especialmente desenvolvendo estudos sobre o método FITradeoff, isto é seu desenvolvimento metodológico, processo de interação analista-decisor e melhorias em seu produto tecnológico. Recebeu prêmios nacionais e internacionais obtidos em estudos sobre o método FITradeoff. Possui graduação em engenharia de produção pela Universidade Federal de Pernambuco, com conclusão no ano de 2016. E possui Mestrado e Doutorado, ambos em engenharia de produção, concluídos nos anos de 2018 e 2020, na mesma universidade.
   Adiel Teixeira de Almeida, PhD em Management Engineering pela University of Birmingham (1994), Ingressou na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1996, passando a professor titular em 2007. Tem várias publicações nacionais e internacionais em eventos, livros, e mais de 160 artigos em periódicos científicos de alto impacto, nas áreas de Pesquisa Operacional, Gestão e Engenharia. Atua na formação de pessoal, tendo orientado vários trabalhos de doutorado, mestrado, graduação e supervisões de pós-doutorado. Como parte de serviços à comunidade internacional se incluem palestras (keynote) em eventos internacionais e em Universidades (no Canadá, Europa, Japão e China), Coordenador de Comitê Científico de Eventos Internacionais (2012, 2019-2022, 2024), Chair de Stream e Cluster em eventos do INFORMS (2015 a 2024) e IFORS (2017). Sua atuação inclui desenvolvimentos metodológicos e aplicações em Sistema de Informação e Decisão, envolvendo os seguintes temas: apoio multicritério a decisão, decisão em grupo, teoria da decisão, teoria dos prospectos, gestão da informação, gestão de portfólio, gestão de projetos, modelagem estratégica, gerenciamento de riscos, engenharia de confiabilidade e manutenção, e qualidade.

- Resumo:

A palestra aborda uma tendência relevante na área de Decisão Multicritério, relativa aos métodos que usam informação parcial ou incompleta para modelagem de preferência. Esses avanços na área de decisão estão associados ao simples fato de que não há necessidade de se tomar tempo dos decisores para obter informação completa, uma vez que a solução para o problema de decisão pode ser alcançada apenas com parte da informação. Serão mostradas as vantagens deste tipo de abordagem por meio do método FITradeoff. Esse método tem sido aplicado em várias situações por meio de seu Sistema de Apoio a Decisão (SAD) na forma de um produto tecnológico (Software web-based), que está disponível para uso em www.fitradeoff.org. Além da estrutura conceitual do método, será mostrada a praticidade no uso do FITradeoff. A palestra também irá abordar a melhoria de métodos e processos de decisão multicritério trazendo resultados de estudos comportamentais em decisão multicritério. Será mostrado como o método FITradeoff, tem tido evoluções crescentes por meio de estudos comportamentais desenvolvido em experimentos sobre o processo decisório com suporte de ferramentas de neurociências. Uma visão dos resultados desses experimentos e do uso dessas ferramentas será apresentada. Na ocasião da apresentação, será facultada aos participantes a possibilidade de participar desses experimentos para melhor compreensão deste processo.

- Horário: 12/11/2024 (Terca-feira), das 11:00 às 12:00
 
 
 
 
ver programação
 
 

View in English
 
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01
Cep: 17033-360
Bauru - SP
simpep.feb@unesp.br
 
Siga nosso perfil no Instagram
 
Acompanhe nosso perfil no Linkedin
 
CERTIFICADOS